quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

UFFS: Laranjeiras do Sul e Realeza realizam debate sobre a Política Indígena




A comunidade acadêmica dos campi Laranjeiras do Sul e Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), comunidades indígenas da região e representantes de entidades relacionadas ao tema participaram de uma reunião para debater o Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas da universidade. O evento foi organizado pela comissão de elaboração da Política Indígena da UFFS e aconteceu nessa terça-feira (11),  no auditório do Campus Laranjeiras do Sul.

No início do evento, o diretor de Políticas de Graduação da pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e membro da comissão, Élsio Corá, apresentou o processo seletivo 2013 da UFFS, dando destaque às vagas destinadas a pretos, pardos ou indígenas. Em seguida, iniciaram as discussões sobre a minuta do Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas.

De acordo com o professor do Campus Laranjeiras do Sul e integrante da comissão, Cristiano Augusto Durat, a reunião foi proveitosa principalmente pela participação efetiva das comunidades indígenas. “Este programa diz respeito não só ao acesso dos povos indígenas à universidade, mas também à permanência, e tudo que envolva o ensino, pesquisa e extensão. Acredito que iremos aproveitar muito do que foi sugerido hoje e espero que nos outros campi a participação indígena também seja efetiva”, afirma.

Na mesma linha, a professora do Campus Realeza e também membro da comissão, Susana Schlemper reforça a importância das comunidades indígenas participarem das discussões. “A UFFS está proporcionando o acesso aos povos indígenas e dando a oportunidade para que eles possam também participar da elaboração da forma que se dará esse acesso”.

O vice-cacique da Terra Indígena Boa Vista, Lucas Tavares, foi um dos participantes do evento. “Foi muito importante estarmos presentes no debate de hoje. A UFFS irá se tornar um exemplo, pois está reconhecendo as comunidades indígenas”, ressalta.

No encerramento do debate, a presidente da comissão e diretora de Extensão da pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Monica Hass, explicou que, após as discussões nos campi, a comissão irá finalizar o documento e encaminhá-lo à reitoria para aprovação nas instâncias decisórias. 

Fonte: RSN

Nenhum comentário: