segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Alta na procura esgota estoques de extintores de incêndio

Foto:RPC TV Foz do Iguaçu
O aumento nas inspeções em bares e casas noturnas no Paraná fez crescer a procura por extintores de incêndio em Foz do Iguaçu, no oeste do estado. Muitas lojas especializadas já não têm estoque para atender a demanda.
Segundo a gerente comercial de uma das lojas, Giovana Volpato, as vendas subiram 60%, desde o incidente que matou, até agora, 237 pessoas, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.. “Parece que o pessoal espera acontecer, para depois se prevenir”, diz.
Os extintores têm validade de um ano, em média. Após o prazo, muitos dos componentes podem sofrer alterações, provocando problemas na hora de usar o equipamento.
A falta de conhecimento sobre o uso dos extintores, de acordo com Clodoaldo Oliveira, um dos diretores de uma loja de Foz, é o principal fator de risco ao qual os usuários estão sujeitos. “A pessoa compra o extintor de incêndio ou a parte hidráulica, para atender a uma legislação. Quando, na verdade, ela tem que entender que o extintor é o único equipamento com que ela pode contar no princípio de um incêndio”, afirma.
Segundo o comerciante, muitos clientes começaram a perguntar como funciona o aparelho, antes da compra. “Você precisa, simplesmente destravar – todo extintor tem uma trava -, segurar ele na posição vertical, direcionar ele para a base do fogo, e em forma de varredura, acionar o extintor”, explica.
Fonte: G1 Paraná

Nenhum comentário: