sábado, 2 de fevereiro de 2013

Governo do Paraná anuncia medidas para evitar filas no Porto de Paranaguá

Estimativa de safra recorde deve movimentar o Porto de
Paranaguá (Foto: Divulgação/Jonas Oliveira/ANPr )

O Governo do Estado do Paraná anunciou nesta sexta-feira (1º) medidas operacionais para tentar evitar as filas de caminhões no Porto de Paranaguá. Com a expectativa de safra recorde de grãos, o objetivo é orientar exportadores, caminhoneiros e operadores portuários sobre a logística de embarque da safra 2013.
As filas de caminhões na BR-277, que dá acesso ao terminal portuário, são frequentes no período de descarregamento de grãos, quando o movimento médio é de dois mil caminhões por dia. Outro problema logístico é a fila de navios que se forma à espera para poder atracar, devido à demora no atendimento aos navios. O novo plano de escoamento objetiva sincronizar todos os setores para atender à demanda.
Entre as medidas implantadas estão as novas rotas de acesso aos terminais de grãos com a definição de caminhos alternativos para cada terminal de descarga. Além disso, só devem ser programadas as descargas de caminhões que tiverem efetuado o cadastro no sistema Carga Online antes de sair da origem.
A sinalização na cidade de Paranaguá, no pátio do Porto e nas praças de pedágio deve ser reforçada com placas, avisos sonoros e totens com a divulgação das regras de recebimento dos caminhões.
Safra
A expectativa da safra de grãos de 2013 é de que 22 milhões de toneladas sejam colhidas, o que representaria um aumento de 23% em relação a 2012. Deste total, devem passar pelo Porto de Paranaguá 19,8 milhões de toneladas, aumentando em 24% o volume escoado no ano anterior.
Fonte: G1

Nenhum comentário: