quinta-feira, 14 de março de 2013

GUARAPUAVA: Cerca de 20 mil litros de óleo diesel vazam de trem e contaminam solo


Cerca de seis mil litros de gasolina e 20 mil litros de diesel vazaram (Foto: Eduardo Andrade / RPC TV)

Cerca de seis mil litros de gasolina e 20 mil litros de óleo diesel vazaram devido ao descarrilamento de 12 vagões de um trem em uma área rural de Guarapuava, na região central do Paraná, de acordo com os bombeiros. Desses vagões, dois transportavam gasolina; outros dois, óleo diesel; dois carregavam fertilizantes e seis estavam vazios. Não há vítimas. Os bombeiros informaram que, aproximadamente, 30 pessoas trabalham, nesta quinta-feira (14), na limpeza e liberação dos trilhos da Ferroeste. O acidente ocorreu na tarde de quarta-feira (13).
O capitão Jorge Augusto Ramos, do Corpo de Bombeiros, disse que cada vagão tem capacidade para 60 mil litros. “Os dois vagões com gasolina foram danificados e houve vazamento. Fizemos uma área de retenção para a gasolina, que será drenada para um tanque próprio. O vazamento da gasolina foi de menor proporção”, afirmou.
  “Um dos vagões com óleo diesel teve vazamento e não teve como fazer a contenção. Estamos fazendo a retirada com um caminhão que tem uma bomba própria para isso, fazendo a sucção do combustível. Quinze mil litros do diesel já foram retirados do local”, relatou. Ainda conforme o capitão, os 20 mil litros de óleo diesel, que vazaram do vagão, contaminaram o solo. Dois mil litros de diesel acabaram atingindo um rio próximo à região do acidente. “Já fizemos uma contenção no rio e não está mais vazando. Vamos retirar o que vazou no rio na sequência”.
A expectativa é de que todo o combustível seja retirado até sexta-feira (15). O capitão disse que, após a retirada da gasolina e do óleo diesel, o solo contaminado também será retirado. “O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) está fazendo avaliação na qualidade da água e do solo”.
Em contrapartida, a Ferroeste informou, por meio de uma nota, que “não houve danos de monta ao ambiente”. Segundo a Ferroeste, os técnicos ainda estão investigando as causas do acidente. A linha férrea deve ser liberada até as 17h desta quinta-feira e a transferência da carga tombada para caminhões termine na manhã de sexta-feira, também de acordo com a Ferroeste.
Fonte: G1 Paraná

Nenhum comentário: